Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Aos 6 anos, Samuel, filho do técnico Ariel Uchoa, encanta com seu voleibol

Um primeiro vídeo na tarde de sábado (08.01) na página do Instagram e pronto: Samuel Uchoa virou xodó entre a galera que está Na Nossa Rede. A qualidade do menino de apenas 6 anos em um jogo de vôlei de praia entre adultos fez sucesso e nós fomos procurar conhecer melhor essa história para contar para vocês.

Bom, na legenda você já ficou sabendo que o Samuel é filho do Ariel Uchoa, técnico de vôlei de praia. Ariel foi campeão recentemente com a dupla feminina do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Junior. Mas o foco hoje está no filho.

Samuel joga vôlei de praia desde um pouco menos de 2 aninhos apenas. Na verdade, Ariel faz questão de destacar que  ele não joga vôlei. Ele brinca de vôlei. “Tudo isso é uma grande brincadeira para ele. Não há obrigação nenhuma”, esclareceu o pai.

Tudo que envolve Samuel e vôlei é por puro prazer. Afinal, o menino está dentro do esporte desde mesmo antes de nascer. “A mãe dele também joga vôlei e, quando estava grávida, estava sempre nas etapas. Ela sempre teve as atletas como amigas”, contou Ariel.

Não tinha como ser diferente. Samuel se apaixonou pela modalidade e cobra o pai, que, quando está em casa tem que dar atenção aos pedidos do menino. “Assim que eu chego em casa, ele quer brincar de bola. Usamos uma bolinha adaptada e ele gosta muito”, disse o pai orgulhoso.

Ariel e o pequeno Samuel ficam ainda mais próximos por causa do vôlei (Foto: arquivo pessoal)

E se você se encantou com o pequeno Samuel em ação no vôlei de praia é bom saber que a modalidade é apenas uma das praticadas pelo atletinha.

“Ele sempre demonstrou habilidades com tudo. Tanto que hoje ele faz, além do vôlei de praia, karatê, natação e tem uma habilidade motora muito grande. Desde novo que ele acompanha a gente nos treinos e jogos e sempre brincou de fazer as coisas que ele via ali”, contou o pai.

Se Ariel tem orgulho do filhote? “A verdade é que tem uma noção muito grande de deslocamento, organização do jogo. Sem dúvida, é uma criança muito fora da curva”. Está respondido?  

Todo esse envolvimento do pequeno Samuel com o vôlei é muito interessante pela parte esportiva, claro, mas vai além. A brincadeira no esporte vem sendo responsável, também, por criar laços cada vez mais fortes entre pai e filho.

“Sem dúvida, é uma forma de a gente estar mais próximo. Ele gosta de assistir os nossos treinos, depois comenta sobre o treino, sobre o controle de bola das meninas e isso nos aproxima demais, é muito bom para a nossa relação. A gente brinca muito. Alguns pais brincam com vídeo game. A gente joga vôlei”, concluiu Ariel.

Ariel Uchoa é técnico do Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), e, com a seleção de vôlei de praia, comandou a dupla Thainara e Victoria na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Junior, em Cali, na Colômbia, no último mês de dezembro.